ânus e reto

Algumas doenças que atingem o ânus e o reto

No Brasil, ainda há certo tabu quando se fala sobre o ânus. Porém, é importante saber mais sobre essa região do corpo, que, assim como as outras, está exposta a diversos problemas. Neste texto, você vai conhecer algumas das doenças que atingem o ânus e o reto. O ânus é formado pelas camadas superficiais do corpo e pelo intestino. O reto é composto por um tecido brilhante, que contém glândulas mucosas. Ambos fazem parte do sistema digestivo e são os responsáveis pelo importante processo de evacuação.

Conheça algumas doenças que atingem o ânus e o reto

Câncer anal

Quando as células que cobrem o lúmen do ânus se dividem de forma descontrolada e se proliferam, ocorre a formação de uma massa de tecido chamada de neoplasia ou tumor. Se esse tumor for maligno, há o quadro de câncer no ânus. Ainda não há a comprovação científica da causa desse problema, mas sabe-se que está relacionada ao vírus do papiloma humano (HPV). Alguns fatores potencializam as chances de uma pessoa adquirir a doença, são eles:
  • manter relações sexuais receptivas e com diferentes parceiros;
  • estar infectado pelo vírus do HPV;
  • ser soropositivo (aids);
  • utilizar medicamentos imunossupressores;
  • ter mais de 50 anos;
  • fumantes;
  • ter baixa contagem de células CD4 (células do sistema imunológico).
Os sintomas que são apresentados com maior frequência pelos pacientes são sangramento anal com ou sem evacuação, dor e comichão na região, protuberância perto do ânus e afinamento da largura das fezes.

Proctite

A proctite é uma inflamação da mucosa retal, um tecido que reveste o reto. Esse processo inflamatório pode ocorrer em razão de herpes, gonorreia, colite ulcerativa, doença de crohn, disfunções na circulação sanguínea, alergias ou em consequência da radioterapia. Na maioria dos casos, os pacientes apresentam dor no ânus ou no reto, sangramento anal, presença de pus ou muco no ânus e dificuldade em evacuar. Esses sintomas variam de acordo com a intensidade da inflamação.

Doença de crohn

A doença de crohn é uma inflamação crônica que afeta, principalmente, o intestino delgado ou o grosso e o ânus, mas pode ocorrer em qualquer parte do sistema digestivo. Apesar de não haver causa exata para que ela surja, há uma relação com o mau funcionamento do sistema imunológico. Os sintomas mais comuns são diarreia crônica, cólica abdominal, febre, perda de apetite e de peso. A doença de crohn não tem cura, mas o tratamento reduz os incômodos e a inflamação.

Hemorroidas

As hemorroidas são veias dilatadas e tortuosas que surgem na parede do reto e no ânus, podem permanecer dentro dele ou se tornarem salientes. As veias se dilatam em razão do aumento de pressão que é provocado pela gravidez ou pelo esforço durante a evacuação. As hemorroidas externas formam um nódulo no ânus, e, quando há um coágulo, esse nódulo cresce, provocando dor e inchaço na região. Quando são internas, não causam dor, mas podem provocar sangramento durante a evacuação. Essas são as mais comuns doenças do ânus e do reto. Caso suspeite de algo, procure um proctologista especializado nessas patologias. Quer saber mais? Clique no banner.