fissura anal

Mitos e verdades sobre fissura anal

A fissura anal é uma ferida que surge no ânus e pode acometer tanto homens quanto mulheres. Ainda, pode ser classificada como aguda ou crônica. O problema causa dor, desconforto e sangramento ao defecar.

Pelo fato de apresentar causas e sintomas variados, muitas dúvidas surgem a respeito do distúrbio. Neste post, listamos os mitos e verdades mais comuns ouvidos nos consultórios. Acompanhe!

Quem sofre de constipação tem mais chance de desenvolver a doença

VERDADE. A constipação pode provocar pequenos traumatismos no ânus, causados pelas fezes endurecidas e secas no momento da evacuação.

A alimentação não interfere no aparecimento das fissuras

MITO. A falta de ingestão de fibras e líquidos pode resultar em prisão de ventre constante, provocando fissuras pelo endurecimento das fezes. É importante saber que alimentos condimentados, como pimenta e o feijão contribuem para a umidade na região anal dificultando a higiene local e facilitando a reincidência da fissura.

Não é preciso procurar um médico, pois a fissura cicatriza sozinha

MITO. A fissura pode causar dor e sangramento, provocado, em alguns casos, pela qualidade de vida do indivíduo. Logo, uma orientação nesse sentido é importante para evitar a reincidência.

Além disso, na fase aguda, é necessário adotar medidas de higiene e até o uso de medicamentos tópicos, que devem ser recomendados por um médico.

Outras doenças podem apresentar sintomas parecidos, como hemorroidas e câncer do reto. Sendo assim, o quanto antes ocorrer o diagnóstico, melhores são as chances de cura.

Não é possível prevenir a fissura anal

MITO. A fissura pode ser evitada a partir da mudança dos hábitos de vida, com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Além disso, é possível se prevenir quanto a fatores que facilitam a lesão, como constipação ou traumatismo anal.

Existem casos em que a fissura é causada por doenças inflamatórias, como a doença de Crohn que, geralmente, não provoca dor e suas lesões vão e voltam. Somente um tratamento preventivo pode frear a sua reincidência.

O único modo de tratar a fissura é a cirurgia

MITO. Os tratamentos iniciais são não cirúrgicos e atuam na regulação da função intestinal. Além disso, aplicar banhos de assento com água morna pode aliviar a dor e reduzir a lesão. Ainda, medicamentos de uso tópico também são indicados.

O tratamento cirúrgico é indicado somente para fissuras crônicas ou que apresentam sintomas graves de dor intensa.

Iogurte probiótico é indicado

VERDADE. Bactérias boas e ruins estão presentes no intestino. Quando as ruins estão em maior quantidade, facilitam o surgimento de diarreia, dor abdominal, gases, entre outros. Estes fatores contribuem para o surgimento das fissuras anais.

Os iogurtes probióticos são compostos por uma série das bactérias boas. Aliados a uma dieta com fibras, podemos incluí-los na alimentação para equilibrar a flora intestinal e evitar os fatores de risco. O consumo deve ser diário, mas somente um médico pode orientar qual iogurte é mais recomendado para cada necessidade.

Consulte o seu médico se você perceber a presença de sangue e sente desconforto ou dor nas evacuações. As chances de sucesso no tratamento da fissura anal são maiores se diagnosticada em seu estágio inicial.